Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bibliotecas Integradas > Uncategorised > Biblioteca Colégio Militar de Belo Horizonte
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 12h16 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2017, 13h37 | Acessos: 1575

tarja Belo Horizonte

                 

A Biblioteca do Colégio Militar de Belo Horizonte começou a funcionar juntamente com a criação deste Estabelecimento de Ensino, em 21 de abril de 1956. De acordo com o Decreto de criação, o Colégio seria instalado no prédio destinado ao Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), no bairro da Pampulha. Provisoriamente, funcionou no edifício antes utilizado pelo Colégio Estadual de Minas Gerais, localizado na Avenida Augusto de Lima, próximo ao centro da cidade. Em 1960, com o término das obras, o CMBH e a biblioteca foram transferidos para a sede definitiva, na região da Pampulha.

Em 1988 com a desativação do CMBH, as atividades da biblioteca foram reformuladas para sua utilização pelos alunos do CPOR. Com a reabertura do Colégio Militar de Belo Horizonte em 1994, a biblioteca voltou a atender também aos alunos do CMBH.

A Biblioteca do CMBH foi nomeada General Afonso Fernandes Monteiro em homenagem ao fundador e primeiro Comandante do Colégio Militar de Barbacena, criado 1912 e extinto em 1925, que foi considerado o embrião do Colégio Militar de Belo Horizonte.

No ano de 2000, a biblioteca passou por uma reforma, que ampliou seu espaço físico, tornando-a aconchegante, bem iluminada e com dimensões adequadas, tanto para o acervo, quanto para seus usuários.

Atualmente, o acervo está sendo atualizado e reorganizado, além da implantação do Sistema Pergamum, que possibilitará a automação de todos os processos da biblioteca.

01cmbh  02cmbh

 

Fim do conteúdo da página