Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 18h02 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2017, 23h29 | Acessos: 1103

tarja bibliex

tarja menu embranco

 Bibliotheca do Exercito (BIBLIEX), também conhecida como a Casa do Barão de Loreto. Esta é uma centenária instituição cultural do Exército Brasileiro que visa a contribuir para o provimento, a edição e a difusão de meios bibliográficos necessários ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da cultura profissional-militar e geral.

A BIBLIEX é franqueada ao público civil e militar e promove também cursos, conferências, palestras, exposições, intercâmbio, mostras e pesquisas, dentre outras atividades.A Biblioteca do Exercito foi criada pelo Conselheiro Franklin Américo de Menezes Dória, Barão de Loreto, então Secretário de Estado e Negócios da Guerra, em 17 de dezembro de 1881.

Sua instalação solene se verificou, a 4 de janeiro de 1882, no então Quartel do Campo da Aclamação, hoje Palácio Duque de Caxias, Rio de Janeiro, na presença do Imperador D. Pedro II.

Suas origens remotam às bibliotecas preconizadas pelo Marechal-General Friedrich Wilhelm Ernest, Conde de Schaumbourg-Lippe, em uma "Memória" de 1773, como parte da reorganização militar portuguesa.Em 1937, na gestão do Ministro da Guerra, General Eurico Gaspar Dutra, a Bibliotheca do Exercito foi reorganizada pelo General-de-Divisão Valentim Benício da Silva, recebendo, na oportunidade, encargos de editoração, que mantém até hoje.

A Biblioteca do Exército desenvolve outras atividades culturais: palestras, conferências, premiações, destinadas a escritores civis e militares com trabalhos inéditos nos campos sociais, econômicos ou político e de interesse da Defesa nacional. 

 

 

DSC 0055DSC 0365DSC 0364DSC 0367

 

 

Fim do conteúdo da página